MENU

sábado, 4 de abril de 2015

CASA DE FREI FRANCISCO



Tendo recebido vários prêmios internacionais Dom Helder usou um deles para construir, em um terreno nos Coelhos, uma casa destinada a atividades sociais em prol dos mais carentes daquela comunidade e das vizinhas Coque e Joana Bezerra. Chamou-a de Casa de Frei Francisco, constituindo assim o braço social das Obras de Frei Francisco, fundada por ele em 1984.




Objetivos específicos: 

A Casa foi pensada pelo Dom, e funcionou por um bom tempo, como albergue para moradores de rua, oferecendo-lhes acolhimento fraterno, alimentação e banhos. Depois, passou a acolher crianças e jovens das três comunidades em situação de risco social. Desde então, o foco do IDHeC passou a ser: 

- manter funcionando, na Casa de Frei Francisco, o espaço educativo organizado ao longo dos últimos 18 anos (04 em parceria com o PETI);

- favorecer/promover o gosto pela leitura e escrita;

- desenvolver/exercitar responsabilidades pelas questões ambientais;

- fortalecer as atividades didáticas da Escola Formal;

- oferecer apoio psicossocial;

- incentivar a construção da cidadania através da internalização de princípios éticos e valorização do meio ambiente;

-construir e vivenciar regras e normas de convivência;





Meta: 

A meta de atendimento é de 120 crianças e adolescentes, entre 07 e 16 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra, em situação de risco social, distribuídos em 02 (dois) turnos, manhã e tarde, segundo a faixa etária:

- 80 vagas para crianças de 07 a 12 anos

- 40 vagas para adolescentes de 13 a 15 anos e 11 meses.

O trabalho com as crianças/adolescentes é desenvolvido no contra turno escolar (jornada ampliada). 


A Casa de Frei Francisco é o braço social do Instituto Dom Helder Camara e, coloca em prática, o seu sonho de 

Endereço: Rua Largo dos Coelhos, nº 78 - Coelhos    Recife/PE
Telefone: (81)3231.6215

Coordenadora - Giselle Carvalho
E-mail: gisellecarvalho.cff.idhec@gmail.com



Salão/refeitório da Casa de Frei Francisco


“Graças a Deus, em todos os lugares e em todos os tempos, os jovens imaginaram, imaginam e imaginarão que são diferentes e que deles vai depender a construção do mundo...Mas sabem, que eu estou convicto de que a juventude de vocês coincide maravilhosamente com uma tríplice juventude: do Brasil, do Cristianismo e do Mundo!?...”

“O tempo corre contra nós. Mas é preciso, em termos de História acelerada, que a geração de vocês leve o terceiro Mundo a sentar, não como mendigo, mas como Par e Irmão, à Távola enfim Redonda, em que o Mundo se decida a dialogar”.


Dom Helder Camara – Carta aos Jovens, escrita em 29 de junho de 1967.

Adolescentes da Casa de Frei Francisco participando da Celebração
 Eucarística pelos 110 anos do nascimento de Dom Helder

APELO AOS JOVENS

“Vocês são a esperança do amanhã. O terceiro milênio é de vocês. Há ainda muita miséria no mundo. É preciso que vocês trabalhem sem cessar, em favor da partilha e não da competitividade: seja esta a regra de sua vida. Sem partilha (partilha dos bens, das riquezas, do trabalho, do tempo livre, do saber, do saber fazer) não haverá justiça nem felicidade para todos. E sobretudo os mais fracos, os mais pobres, os menos dotados, sofrerão mais.

Engajem-se vocês que são jovens! Trabalhem sem cessar! Sejam competentes em sua profissão ... Lavrador ou motorista, advogado ou médico, vocês serão ouvidos somente se forem reconhecidos competentes. Mas não esqueçam a regra de toda paz, de toda justiça, de toda solidariedade: servir e fazer que sejam servidos, primeiro e em todo lugar, os mais pobres ...”

Dom Helder Camara e Abbé Pierre – 18 de Agosto de 1966

COMO COLABORAR

Você pode  ajudar a Casa de Frei Francisco a continuar a fazer o seu trabalho sendo um colaborador mensal ou contribuindo da forma que lhe for possível, fazendo depósitos diretamente na conta corrente:

Banco do Brasil - 001
IDHeC - Instituto Dom Helder Camara
CNPJ: 08.799.272/0001-05
Agência: 1833-3
Conta: 129242-0




Nenhum comentário:

Postar um comentário