MENU

sábado, 4 de abril de 2015

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HELDER CAMARA - CEDOHC

O CEDOHC, inaugurado em 7 de fevereiro de 1999, em homenagem aos 90 anos de Dom Helder, reúne e trabalha na catalogação e conservação do rico acervo deixado pelo Dom em testamento para o IDHeC.

 É composto principalmente por sua produção intelectual e espiritual, guarda os livros de sua autoria e suas respectivas traduções, as meditações (poesias e/ou pequenos textos de cunho espiritual), as transcrições, os manuscritos e alguns áudios dos programas de rádio “Um Olhar sobre a Cidade”, os discursos e o conjunto de manuscritos das circulares, que vão desde o início do Concílio Vaticano II, em 1962, até os anos 80.

Integram ainda o conjunto do acervo as biografias de Dom Helder, livros sobre ele e a história da Igreja, 270 DVD's, e cerca de 15.000 fotos e numerosa hemeroteca (coleção de periódicos, como jornais e revistas, de todo o mundo, com matérias sobre o pastoreio do Dom, desde sua posse em 1964 até os dias de hoje).  

O CEDOHC conserva também várias correspondências e centenas de livros, nos quais o Dom é citado ou que dizem respeito ao seu apostolado, que são colocados diariamente à disposição de pesquisadores e pessoas interessadas na vida e obra de Dom Helder.


O CEDOHC, mantém a guarda e dedica-se à preservação e divulgação desse acervo, realizando exposições e atendendo ao público interessado em consultas e pesquisas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário