MENU

sábado, 4 de abril de 2015

ESPAÇO DOM LAMARTINE



Dom José Lamartine Soares nasceu em Bezerros, no dia 27 de fevereiro de 1927. 

Sacerdote secular, fez seus estudos no Seminário de Olinda, onde entrou em 1939, fazendo nele os cursos preparatórios, 1939-1944, e filosófico, 1945-1946. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, como aluno do Colégio Pio-Brasileiro, de 1946 a 1950. Ordenou-se em 29 de outubro de 1950, pelo Vigário de Roma, dom Luiz Traglia. 

De volta ao Brasil, permaneceu alguns anos no Recife. Foi professor de Teologia Fundamental no Seminário de Olinda, de 1951 a 1952. Ocupou os cargos de Secretário particular de D. Miguel Valverde, Secretário do Arcebispado, Diretor do Ensino Religioso e mais alguns outros, além de Assistente da Ação Católica e da JECF. Em 1957, transferiu-se para o Rio de Janeiro, a serviço da Ação Católica, tornando-se seu Vice-Assistente Nacional.


Em 16 de novembro de 1962 foi nomeado, pelo Papa João XXIII, Bispo Titular de Fússala e Auxiliar do Arcebispo de Olinda e Recife, dom Carlos Gouvêa Coelho, por quem foi sagrado bispo em 3 de março de 1963, na Basílica da Penha, no Recife.


 Com o falecimento de dom Carlos, foi eleito Vigário-Capitular, na vacância da Sé Metropolitana. Chegando Dom Helder Camara como novo Arcebispo, o nomeou Vigário Geral da Arquidiocese. Na comemoração dos 439 anos da fundação de Olinda, D. Helder anunciou em sua "Mensagem", a nomeação de D. José Lamartine como Vigário Episcopal de Olinda.


Foi o braço direito de Dom Helder, cuidando da administração da Arquidiocese com muita dedicação e competência, conhecendo cada funcionário pelo nome.  Dom Helder o considerava um irmão muito querido.
Na Páscoa de 1985, a Santa Sé o nomeou como Arcebispo de Maceió. Todavia, acometido de um neoplasma maligno, D. Lamartine faleceu antes de assumir a sua nova arquidiocese, em agosto de 1985.

Para homenagear Dom Lamartine foi dado o seu nome ao terraço anexo à Igreja das Fronteiras, onde consta uma placa com a frase de Dom Helder: ”Fomos juntos, arcebispos de Olinda e Recife, ele ainda mais do que eu”.
A nomeação do espaço se deu em 29 de outubro de 2009, data da sua ordenação sacerdotal.


Clique em uma das fotos da página para ampliá-las.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário