MENU

quinta-feira, 7 de maio de 2015

INSTITUTO DOM HELDER CAMARA - IDHeC

HISTÓRIA


Tudo começou em 1984 quando Dom Helder fundou a Instituição Obras de Frei Francisco, em seu último ano como arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, com o objetivo de promover ações concretas em favor da dignidade da vida humana em todas as suas dimensões. 

Em 2003, quatro anos após o falecimento de seu fundador, em sua homenagem passou a chamar-se Instituto Dom Helder Camara, IDHeC, entidade sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal.

Tendo como principal objetivo a preservação e divulgação do legado de seu fundador, batalhador incansável na luta pela justiça social e pela solidariedade, o IDHeC vem procurando difundir as suas ideias, publicando seus manuscritos, como por exemplo as Obras Completas, desenvolvendo ações culturais e projetos sociais e a concretização de seu Memorial.

Através de seus escritos, Dom Helder denunciava e combatia todas as formas de violência, de exclusão e de opressão, incentivando a solidariedade, o respeito à vida e estimulando o exercício da cidadania, pois, tal qual o profeta Isaias, acreditava que a paz só é possível através da justiça.

Integram o IDHeC  o Memorial Dom Helder Camara,  a Casa de Frei Francisco e o CEDOHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário