MENU

terça-feira, 22 de setembro de 2015

ATUALIDADES: Pe. PHILIPPE MALLET VISITA O IDHeC

O Instituto Dom Helder Camara – IDHeC recebeu, nesta quarta-feira, 16, a visita do Pe. Philippe Mallet, que residiu no Brasil durante 23 anos e que fez um excelente trabalho em Brasília Teimosa em favor da promoção humana e da justiça social, ao lado da Ir. Aurieta.


De volta à França, seu país natal, o Pe. Philippe  faz parte da l’association Dom Helder – Mémoire et actualité fundada pelo grande amigo do Dom. o jornalista José de Broucker, originalmente com sede em Paris e, atualmente, com sua sede em Bruxelas, na Bélgica. 

A entidade, que é  representante do IDHeC na Europa, possuía um arquivo sobre Dom Helder similar ao do CEDOHC. Como José de Broucker acompanhou Dom Helder em inúmeras viagens, provavelmente o seu acervo deve incluir alguns itens que só circularam pela Europa e que não chegaram por aqui. Posteriormente o acervo foi doado à Universidade de Louvain.
Apesar de José de Broucker estar aposentado, continua a escrever regularmente sobre o Dom e a dar todo o apoio à direção da Associação.



Como em todas as suas visitas ao Recife, Pe. Philippe traz notícias da Associação e leva notícias das atividades do IDHeC.  

Para o período do Ano da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco a partir de novembro, a ideia da Associação é promover retiros, seminários e outros encontros para jovens sobre o tema, mas inspirado em dois testemunhos da misericórdia: Dom Oscar Romero, recentemente beatificado, e Dom Helder, em processo de beatificação. 

A Associação mantém um site onde pediu permissão para reproduzir textos postados no blog do IDHeC, fazendo assim o intercâmbio da preservação e propagação da memória de Dom Helder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário