MENU

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O DOM E EU: UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA

Por Hilda Elaine Barros da Silva



 Meu nome é Hilda Elaine Barros da Silva, Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista no Ensino da História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Autora da pesquisa monográfica intitulada DINAMISMO E DEVOÇÃO: A atuação de D. Helder Camara na Operação Esperança (1965-1987). O referido estudo discorre sobre os principais aspectos da Operação Esperança, desde as suas origens até às comunidades remanescentes, paulatinamente desvinculadas da Arquidiocese de Olinda e Recife, quando ela assume um caráter ainda mais autônomo.

A escolha da temática está atrelada a dois fatores: primeiro, ao profundo amor e admiração pelo Dom, devido à sua grandeza espiritual e seu amplo legado, sejam nos campos social, político ou religioso. Dinamismo e Devoção são facetas indissociáveis! Falar do Dom, o dinâmico, o inquieto e inconformado com as mazelas sociais é, ao mesmo tempo, falar do Dom, o devoto, aquele cuja mística foi seu elemento norteador. Foi ela que sempre o encorajou e permitiu que ele fosse tão longe em suas realizações, idealizando e concretizando um movimento na dimensão da Operação Esperança. Por outro lado, a opção pela Operação Esperança se deu pelo desafio da escassez bibliográfica, o que nos conduziu ao meticuloso trabalho de trilhar cada passo e “garimpar” o máximo de fontes para, depois de confrontá-las, fazer com que o mundo pudesse conhecer mais detalhadamente essa grande obra.

Atualmente, sou professora da rede estadual de ensino, lotada na Escola Desembargador Antônio da Silva Guimarães, no Cabo de Santo Agostinho. Lá desenvolvemos um trabalho pedagógico inspirado nas práticas disseminadas pelo Dom, buscando associar autonomia e humanitarismo, através do engajamento dos educandos em projetos didáticos interdisciplinares. Nesses projetos, focamos a necessidade imprescindível do amor ao próximo, através de parcerias com grandes instituições como IHENE e Doutores da Felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário