MENU

terça-feira, 20 de outubro de 2015

ATUALIDADES: UMA PONTE PARA A PAZ - 2015


O Evento “UMA PONTE PARA A PAZ”, este ano em sua décima edição, tem um importante papel de integração nas comunidades dos Coelhos e do Coque/Joana Bezerra, historicamente rivais. Realizado em cima da ponte Joaquim Cardozo, que liga as duas comunidades, o evento promove um abraço simbólico, questionando e confrontando a rivalidade existente, buscando desenvolver uma cultura de paz que fortaleça os laços da comunidade e realce os interesses comuns entre os moradores da região.

Essas comunidades estão inseridas na RPA 1, com elevados níveis de pobreza, exclusão social e violência, apresentando alta densidade populacional (268 habitantes por hectare) e estando entre os piores Índices de Desenvolvimento Humano - IDH do Brasil (0,632 - equivalente ao IDH do Gabão, na África).

Ponte para a Paz edição 2011

“Uma Ponte para a Paz” integra uma estratégia para que escolas e entidades sociais tenham a oportunidade de abordar o tema da cultura da paz, amplamente estimulado por Dom Helder, aproximando o seu conceito da vivência das pessoas.

Ponte para a Paz edição 2012
O dia do evento é também uma importante oportunidade de, através da mídia, fazer chegar a toda a sociedade pernambucana a necessidade de se desenvolver mais consistentemente a cultura de paz. Mesmo tendo poucas horas de duração -  apenas uma manhã-sua preparação dura todo um semestre, em que escolas e entidades atuam, simultaneamente, dentro de seus planejamentos, trabalhando temas como: justiça, paz, solidariedade, direitos, deveres, e de forma especial, o respeito pela vida. Vale registrar o amplo e fundamental apoio que a imprensa tem dado a este ato de promoção da paz.

O evento envolve cerca de 20 entidades e instituições, entre elas o IDHeC - Instituto Dom Helder Camara- através de seu braço social a Casa de Frei Francisco, 10 dez escolas municipais e estaduais, além de personalidades com Almir Rouche.


Todas as escolas e Projetos sociais, assim como integrantes das comunidades, caminham em direção à Ponte Joaquim Cardozo, cada grupo vindo de um lado, em direção ao centro da Ponte, onde fica estacionada a Frevioca, acontecendo então o abraço simbólico.

Ponte para a Paz edição 2014


Rede de Solidariedade Coelhos, Coque/Joana Bezerra

Como fruto dos encontros preparativos para a realização das primeiras versões deste evento, em 2008 foi criada a REDE DE SOLIDARIEDADE SOCIAL dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra, unindo as entidades, instituições e escolas que atuam na região, para identificar problemas comuns, ações sobrepostas e apontar propostas coletivas que minimizem os problemas vividos por essas comunidades. A Rede tem articulado ações entre agentes públicos e privados, diminuindo a sobreposição de ações, ao tempo em que aproxima agendas para um trabalho mais consistente e efetivo para essas comunidades.

Participam deste evento:

- IDHeC – Casa de Frei Francisco 
- FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife
- IMIP – Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
- Em Cena Arte e Cidadania
- OAF do Recife
- Movimento Pró-Criança – Unidade Coelhos
- LBV – Legião da Boa Vontade
- Casa Menina Mulher
- INSF – Instituto Nossa Senhora de Fátima
- Instituto Passo de Anjo
- Projeto Ilhas Recife
- Mãos Voluntárias –
- ABCC – Associação Beneficente Criança Cidadã
- Projeto Formando o Amanhã – Leo do Campinho
- PSF’s dos Coelhos e do Coque
- Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos / CRAS 1 – PCR
- Governo Presente – SEART
- Programa ATITUTE – Governo de Pernambuco
- Secretaria de Educação do Estado
- Secretaria de Educação do Recife
- Conselho Tutelar (RPA 1)
 - Fundação de Cultura do Recife / PCR  - Frevioca
- CTTU
- PM / BPTRAN
- Corpo de Bombeiros
 - Creche Vovô Artur
- Escola Municipal do Coque
- Escola Municipal dos Coelhos
- Escola Municipal Reitor João Alfredo
- Escola Municipal Josué de Castro
- Escola Municipal Novo Mangue
- Escola Municipal Costa Porto

- Escola Estadual Monsenhor Barreto
- Escola Estadual Joaquim Nabuco
- Escola Estadual Poeta Manuel Bandeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário