MENU

sexta-feira, 22 de abril de 2016

IDHeC REALIZA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

No último dia 14 de abril o Instituto Dom Helder Camara realizou a sua primeira Assembleia Geral Ordinária de 2016, conforme prevê o estatuto.

A Assembleia foi aberta pela presidente do Conselho Curador, Teresa Duere, que fez um registro da perda de Zezita Duperron. Destacou sua importância na vida de Dom Helder e na organização da Obras de Frei Francisco e, posteriormente, do IDHeC.


Com uma parte do Conselho tendo o seu mandato expirando em 2016 três novos conselheiros tiveram seus mandatos renovados: a presidente do Conselho Curador, Teresa Duere, Gisela Abad e Marieta Borges. E, duas novas conselheiras foram: Ir. Maria Vanda Araújo e Verônica Freitas da Silva Morais.

Para substituir a vaga deixada por Zezita Duperron tomou posse Anselmo Monteiro da Silva.


Em seguida, Maria Laura, diretora-secretária, apresentou o relatório das atividades de 2015, organizado por Normândia, diretora cultural. O relatório mostrou que o IDHeC teve bastante atividades no ano passado, com o Memorial recebendo diversas visitas, entre elas de bispos locais e internacionais, da secretária do papa Francisco, do embaixador do Brasil no Vaticano e de algumas escolas que tiveram Dom Helder como tema de trabalhos e exposições. Isso demonstra o quanto Dom Helder continua presente na vida das pessoas, inclusive das crianças e adolescentes.


Outra boa notícia foi que no Ceará o IDHeC tem agora um representante oficial, Geraldo Frencken, coordenador do grupo Dom Helder Camara em Fortaleza. E, em João Pessoa foi criado um novo grupo de reflexão cujo tema é Dom Helder.


Um destaque importante foi a comemoração do jubileu de ouro do Pacto das Catacumbas, com uma palestra proferida pelo prof. Eduardo Hoornaert e o lançamento de um livro contendo o texto, na íntegra, do Pacto e textos de Dom Helder e Eduardo Hoornaert.



Através de Sandra Biondo, na Itália e José de Broucker, na França, houve uma movimentação para aumentar o volume de publicações de Dom Helder no exterior.
A Casa de Frei Francisco continua com o seu excelente trabalho com as crianças e adolescentes da região dos Coelhos e do Coque.

O diretor financeiro, Edelomar Barbosa, fez o relato da área financeira, ressaltando a parceria com a CEPE, para publicação das Obras Completas e outras publicações de Dom Helder, com a FUNDARPE, na área de pessoal e o Santander para a recuperação do Altar da Igreja das Fronteiras.


Teresa falou um pouco da visita que fez, junto com Normândia, ao engenho Ipiranga, um dos três engenhos adquiridos por Dom Helder, dentro da Operação Esperança. E ressaltou que o IDHeC, em 2015 três grandes avanços na área de comunicação: o aumento das publicações de Dom Helder, a contratação de uma assessoria de comunicação e o avanço da divulgação através das mídias sociais como o blog, o Facebook e o Instagran e um novo projeto para um documentário sobre a vida de Dom Helder.



Ela encerrou a reunião dando mais uma vez as boas vindas aos novos conselheiros e agradecendo a presença de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário