MENU

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ATUALIDADES: ATO ECUMÊNICO PARA UM NATAL SEM FOME


Quem esteve no Parque 13 de Maio no domingo 11 de dezembro teve a oportunidade de participar do belíssimo  Ato Ecumênico de Oração pela Paz, organizado pelo Comitê Ação da Cidadania em Pernambuco há 23 anos.


O evento faz parte da campanha Natal sem Fome e tem por finalidade reunir todos os credos para, juntos, rezarem pela paz e, ao mesmo tempo, arrecadar alimentos para a campanha e, assim, garantir uma ceia de natal para os mais carentes.

Estiveram presentes Ato diversas lideranças de diversas denominações religiosas como a Católica, Ortodoxa, Evangélicas, Anglicana, Santo Daime, Kardecistas e de Matrizes Afros como o Candomblé, a Ubanda e a Jurema.

Houve também apresentações de capoeira, maracatu e de grupos musicais, como o Coral da igreja do Espinheiro, regido pelo maestro José Albérico da Silva  do qual fazem parte duas integrantes do grupo Encontro da Partilha, Teresa e Terezinha Braga, que se reúne no espaço Dom Lamartine, terraço da Igreja das Fronteiras uma vez ao mês.


Como em todos os anos havia uma farta mesa de pão e frutas em torno da qual foi rezado o Pai Nosso.

O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara foi representado por Lucinha Moreira, membro do Conselho Curador e Christina Ribeiro, diretora e Patrimônio.

Lamentavelmente, segundo os organizadores, a arrecadação de alimento  este ano está bem abaixo dos anos anteriores. Até 2014 a média de arrecadação era de 200 toneladas. Este ano, até o dia do evento, a arrecadação estava em torno de 700 quilos.

Para Alselmo Monteiro, coordenador do evento é preciso que as pessoas se mobilizem, que as empresas façam doações para que se forme uma corrente de solidariedade que ajude a aplacar, ainda que um pouco, a dor da fome e da miséria.

Para estimular as doações a Ação da Cidadania promove, todas as terças-feiras, na Estação Recife do Metrô, a partir das 16h, o projeto “Terças de Paz”, com shows de artistas locais, na horário de maior movimentação de usuários.

Para Betinho, fundador do movimento no Rio de Janeiro,  a luta contra fome é permanente e, por isso, é preciso que a solidariedade cresça em detrimento da exclusão. Como Betinho Dom Helder também tinha um sonho: ano 2000 sem miséria. Apesar de ainda estarmos longe de realizar o sonho do grande profeta, ações como essa encorajam e inspiram outras pessoas a lutarem contra a exclusão social. 

Com lema “A fome tem pressa” o Natal sem Fome conta com a colaboração e a as doações dos pernambucanos para continuar o seu trabalho que já levou alimento a mais de 4 milhões de pernambucanos.

Hoje, além de procurar saciar a fome dos mais carentes o Comitê ampliou a sua área de atuação e procura também saciar um outro tipo de fome: a de leitura, de conhecimento. Para isso desde 2006 passou também a arrecadar brinquedos e livros.
Ainda dá tempo de fazer sua doação. Na Estação Recife do Metrô há um posto permanente onde pode ser deixada sua colaboração. Há ainda dois outros locais para receber as doações: de segunda a sexta,  na sede do Comitê, que fica no Parque de Exposição de Animais, na av. Caxangá e, aos sábados e domingos, em frente à capela da Jaqueira.

Contribuições acima de 50 quilos podem ser recolhidas no próprio local da doação. E, uma outra forma de doação é fazer um depósito através do Banco do Brasil, agência 3234-4, conta corrente 5633-2 ou do Bradesco, agência 1055-3, conta corrente 9640-7.

Para outras informações é ligar para (81) 3326-0063.

Vamos deixar a solidariedade falar mais alto em nós nesse Natal e vamos ajudar a diminuir a fome e a miséria em nosso Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário