MENU

sábado, 3 de dezembro de 2016

ATUALIDADES: DOCUMENTÁRIO LUA NOVA NO PENAR



O governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da FUNDARPE, a Comissão Estadual da Verdade de Pernambuco e o Instituto Humanitas – UNICAP, estarão lançando , na próxima segunda-feira, 05 de dezembro, o  DVD documentário LUA NOVA NO PENAR, sobre HIRAN DE LIMA PEREIRA.

Hiran foi jornalista, ator, poeta e membro do Comitê Central do Partido Comunista, desaparecido político. Foi preso, torturado e assassinado durante a ditadura militar brasileira.

Era casado com Célia Pereira, com quem teve quatro filhas, entre elas a atriz Zodja Pereira.


Sua morte é um dos casos investigados pela Comissão da Verdade, que apura mortes e desaparecimentos na ditadura militar brasileira.


Sua família tinha na música e na poesia um elemento central e unificador.  Por isso a trilha sonora é toda da criação familiar. As filhas cantam a música que Hiram compôs na prisão e as músicas que a mãe, musicista, deixou.

O documentário  é um olhar sobre a pessoa, que transcende o contexto político.  Ele se inscreve entre os melhores filmes  que no momento presente se dedicam à memória das vítimas e desaparecidos  da ditadura militar.

Lançado em 2013, ano do centenário de nascimento de Hiran, recebeu vários prêmios de Melhor Documentário, tais como o do festival de filme digital Lonian International e o Holywood Short Rel.

Familiares e amigos registraram seus depoimentos no vídeo e, entre eles estão Leda Alves, Marcelo Mário Melo e Ariano Suassuna.

Programação: Exibição do filme
Bate-papo com os realizadores Leila Jinkings e Sidnei Pires e com a filha de Hiran, Zodja Pereira.



SERVIÇO
O QUE: Lançamento do DVD Documentário  LUA NOVA NO PENAR
             Sobre Hiran  de Lima Pereira
QUANDO:  05 de dezembro de 2016
ONDE: Cinema São Luiz, na rua da Aurora
HORA: 19h30min


ASSISTA AO TRAILER: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário