MENU

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

ATUALIDADES: MEDALHA DOM HELDER CAMARA É ENTREGUE NA CÂMARA MUNICIPAL DE OLINDA



A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Olinda, presidida pelo vereador Marcelo Santa Cruz, promoveu, no tia 09 de dezembro, Sessão Solene para entrega da Medalha Dom Helder Camara, a mais alta comenda da Casa.

A medalha é entregue a pessoas ou entidades que contribuíram ativamente para a preservação dos direitos humanos

O reconhecimento é entregue às pessoas que atuaram diretamente na promoção dos direitos humanos

Os agraciados de 2016 foram o ex-deputado federal Fernando Vasconcelos Coelho, coordenador da Comissão da Verdade Dom Hélder Câmara, o médico militante das causas sociais Celerino Carriconde, coordenador do Centro Nordestino de Medicina Popular, que oferece tratamentos alternativos a pacientes e o nosso tão querido e admirado Papa Francisco, representado pelo vigário episcopal de Olinda e pároco da Paróquia São Pedro Mártir de Verona, monsenhor José Albérico Bezerra de Menezes.

A Medalha, que este ano está  em sua 15ª edição,  foi criada pelo vereador Marcelo Santa Cruz, advogado e profundamente vinculado à causa dos direitos humanos. É irmão de Fernando Santa Cruz Oliveira, uma das vítimas da ditadura militar de 1964, que desapareceu no Rio de Janeiro em dezembro de 1974 e até hoje o seu corpo não foi localizado.

A medalha é uma homenagem a Dom Helder Camara incansável batalhador na luta pela garantia dos direitos humanos. Todos os homenageados, ao agradecerem à comenda, fizeram menção ao Dom e ao seu empenho em favor dos mais carentes e oprimidos.

O IDheC esteve presente à solenidade representado por Lucinha Moreira, membro do Conselho Curador e por Christina Ribeiro, diretora de Patrimônio.
Ao vereador Marcelo Santa Cruz e à Câmara Municipal de Olinda os nossos agradecimentos por essa homenagem ao nosso grande profeta e defensor da vida, Dom Helder Camara. Esperamos que a medalha continua a ser entregue, homenageando aqueles que acreditam na justiça e procuram, com a sua atuação, com o seu trabalho, tornar mais digna a vida dos pequeninos de Deus, dos oprimidos, excluídos sociais e dos injustiçados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário