MENU

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

IDHeC LANÇA CALENDÁRIO DOM HELDER 2017


Em 2003 o IDHeC lançava o primeiro calendário com fotos e frases de Dom Helder. Para 2017 não poderia ser diferente. Por isso IDHeC - Instituto Dom Helder Camara lançou, no último dia 11 de dezembro,  a nova edição do calendário Dom Helder Camara com o tema ESPERANÇA.

A ideia de lançar o primeiro calendário surgiu como uma forma de divulgar o pensamento de Dom Helder e, proporcionar momentos de reflexão para quem adquirisse o calendário. 


O lançamento no  domingo  11 de dezembro, às 10h da manhã, no espaço Dom Lamartine, terraço da Igreja das Fronteiras. 


Após o lançamento todos foram convidados a participar da Santa Missa, celebrada pelo Pe. José Augusto.

Colocamos abaixo apresentação do calendário feita por Irmã Vanda de Araujo.




“Amigos e Amigas,

Estamos reunidos nesta manhã para o lançamento da 13ª edição do calendário do Instituto Dom Helder Camara que tem como tema “O DOM DA ESPERANÇA”. Não se trata apenas da representação de uma sucessão de dias organizados em semanas e meses. É muito mais.

O momento da apresentação já nos fala da singularidade desse calendário. O próprio Advento nos convoca à vivência da esperança. Mas, esse domingo, o terceiro do Advento, nos convida a viver a esperança na alegria, na certeza que Deus caminha com o seu Povo, que Deus nos quer vivos e felizes.

A alegria era uma das virtudes que fazia parte do programa de vida de Dom Helder. Nos começos da década de 40 do século passado, quando a Família São Joaquim era conhecida como “Grupo da Confiança”, Dom Helder e os integrantes do Grupo fizeram um Pacto de viver a Alegria. Esse pacto era renovado no quarto domingo da Quaresma e no terceiro do Advento, na festa da Assunção de Nossa Senhora e no dia de São Francisco de Assis. Nas proximidades dessas datas, ele mesmo cobrava do Grupo, e depois das Famílias São Joaquim e Mecejanense, a renovação do Pacto.

No terceiro domingo do Advento de 1967, através da circular nº 333, durante a vigília de 16/17 de dezembro, estando em Maceió, Dom Helder assim se pronuncia: “Quem se lembrou de renovar o Pacto da Alegria? Eis uma virtude sempre mais necessária. E não adianta discutir se alegria é dom que vem do alto ou conquista que depende de nós. Sem esforço de nossa parte, sem abertura, sem tentativa de superação do egoísmo, não nos virá, do Pai de toda luz, o dom precioso da alegria.

Claro que não estou pensando em alegria intermitente, apagada, estragada por ondas de mau-humor e de tristeza. A alegria que conta e que dá testemunho é a tranquila e imperturbável paz interior, tanto mais válida e funcionante quanto mais se complicam as circunstâncias em volta.

Tranquila e imperturbável paz interior de quem firmou sua esperança em Deus e não na areia movediça da pobre força humana. Paz e alegria que são comunicativas, fazem bem, dão vontade de conhecer o Cristo e seu Pai Celeste, e o Espírito Consolador”.

Durante todo ano de 2017, nosso calendário nos oferece, todos os meses, uma mensagem de Dom Helder sobre a esperança, acompanhada de fotos motivadoras que, certamente, vão despertar em nós a força para vencermos os desafios de cada momento, “confiando em Deus, que socorre os que guardam a esperança, mesmo quando sopram ventos terríveis” e, então, podemos sair mundo a fora, “plantando pés de esperança nos corações”, mesmo que “a gente possa se vergar para sustentar a esperança do povo”.
Rezemos com Dom Helder:

“Deixa-me acender cem vezes,
     mil vezes,
          um milhão de vezes,
               a esperança,
                    que ventos perversos e fortes
                         teimam em apagar.
                              Que grande e bela profissão
                                     - acendedor de esperança!”

A recomendação de Dom Helder para o ano novo de 1968, que não foi nada fácil, se adequa muito bem a 2017:

“Família querida: atenção! Vamos desfranzir testas! Desarmar olhares! Desarmar caras! Livrar-se até da última gota de travo! Esquecer mágoas, suspeitas, prevenções, friezas! Não esperemos que venha a dinâmica de grupo realizar, como recurso psicológico, o que a mensagem evangélica e a luz divina, já deviam, há anos, ter operado em nós... pois, “ESPERAR É CRER NA AVENTURA DO AMOR, jogar nos homens, pular no escuro CONFIANDO EM DEUS”.

Agora, é só viver a esperança com alegria, como Dom Helder nos sugere.
Bom uso do calendário. Feliz 2017.

Maria Vanda de Araujo

Recife, 11 de dezembro de 2016





O calendário custa R$ 20,00 e será vendido no próprio IDHeC. O IDHeC funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17H.
Informações: CONTATOS

E-mail de Contato: idhec.org@gmail.com  
            
CEDOCH : e-mail: cedohc.org@gmail.com

fone: 81-3421.1076

VENDAS - fone: 81- 3231.5341



GALERIA DE FOTOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário