MENU

quarta-feira, 26 de abril de 2017

ATUALIDADES: DOM FERNANDO SABURIDO CONVOCA PARA PARTICIPAR DO MOVIMENTO DO DIA 28 DE ABRIL


video


Vários grupos, instituições, movimentos e serviços da Arquidiocese de Olinda e Recife estão manifestando o seu apoio ao arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido em sua convocação para que todos e todas participem da grande movimentação em protesto contra a Reforma da Previdência, na próxima sexta-feira, 28 de abril. Publicamos aqui a carta do FÓRUM ARTICULAÇÃO DE LEIGOS, composto por várias instituições, entre elas o IDHeC, encaminhada ao senhor arcebispo.

CARTA DO FÓRUM ARTICULAÇÃO DE LEIGOS CRISTÃOS

Recife 25 de Abril de 2017

Ao Reverendíssimo Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido

"Quanto a você, arregace as mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo; senão eu é que farei você ter medo deles”. (Jr 1,17)

Foi com grande alegria que ouvimos a conclamação de V. Ex.ª Revma. ao rebanho de Cristo de nossa Arquidiocese para participar da Greve Geral no próximo dia 28 de abril, legítima e legitimada pelos graves ataques feitos ao povo brasileiro.

Em um momento em que a grande mídia quando não cala, coaduna-se com as posições ilegítimas de um Governo igualmente ilegítimo, a posição firme e franca da Igreja Católica, alinhada a orientação de nosso pastor Francisco, é um farol claro e forte, apontando os rumos que devemos seguir.

Vivemos um momento histórico, em que a Igreja Católica, fiel ao exemplo se Jesus Cristo, se posiciona ao lado dos pequeninos e amados de Deus, os mais fracos, os oprimidos, dando-lhes esperança e tornando-se a sua voz.

Como tão bem o disse o nosso papa Francisco, em um de seus discursos, preocupado com o futuro dos direitos trabalhistas: "Terra, teto, trabalho. É estranho – disse –, mas quando falo sobre estas coisas, para alguns parece que o Papa é comunista. Não se entende que o amor pelos pobres está no centro do Evangelho. Portanto, terra, casa e trabalho são direitos sagrados, é a Doutrina social da Igreja”.

Finalizamos com as palavras de Dom Helder que, em nosso entendimento, se encaixam no momento difícil em que vivemos:

"Enfrentar sem ódio, mas com decisão, os perigos internos e externos que ameaçam a classe trabalhadora. Quem nos obriga a estar do vosso lado, para vencer ou para perder, para triunfar ou para sofrer, quem nos incita e encoraja é o amigo número 1 dos trabalhadores: Nosso Senhor Jesus Cristo". - Dom Helder Camara, 1968.

Conte conosco. Fraternalmente,



CEBs – Comunidades Eclesiais de Base
CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
Centro Educacional Profissionalizante do Flau (Turma do Flau)
Fé e Política Dom Helder Câmara
Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova
Grupo Mulher Maravilha
Grupo de Partilha Amigos para Sempre na Fé e na Vida
Encontro da Partilha
Tenda da Fé
IDHeC - Instituto Dom Helder Câmara
Mística e Revolução - MIRE
Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Olinda e Recife
Movimento de Evangelização Encontro de Irmãos
Movimento de Mulheres Contra o Desemprego
MPC – Movimento de Profissionais Cristãos
MTC/NE II - Movimento de Trabalhadores Cristãos –
Pastoral Carcerária
Pastoral da Saúde
PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular
RCB – Renovação Cristã do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário