MENU

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ATUALIDADES: IDHeC RECEBE VISITA DE Pe. BARONTO

Na quarta-feira 19 de julho o IDHeC recebeu uma visita muito querida: o Pe. Luiz Eduardo Baronto, que reside, atualmente, na cidade de São Paulo.

Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção, a Sé de São Paulo, professor da Universidade São Judas e redator do Folheto Litúrgico Povo de Deus, o Pe. Baronto, como é conhecido, conviveu com Dom Helder, quando morava em Recife e tem por ele um grande carinho e admiração.

Rever a Casa Museu, onde tantas vezes se encontrou com Dom Helder o emocionou e trouxe à memória lembranças dos tempos em que o Dom ainda estava entre nós.


O Pe. Baronto participou um pouco da reunião semanal da diretoria do IDHeC e contou, com muito entusiasmo e emoção, como foi a apresentação da Sinfonia dos Dois Mundos em São Paulo, no dia 25 de junho, na Catedral da Sé de São Paulo, articulada por ele (ver matéria postada em 29 de junho: http://institutodomhelder.blogspot.com.br/2017/06/atualidades-sinfonia-que-redime-os.html).

A Sinfonia foi executada na íntegra para um público de mais de duas mil pessoas, que, lotou a Catedral e se emocionou com a apresentação, patrocinada pela empresa de água de São Paulo.

E não apenas o público se emocionou. O maestro Martinho Lutero de Oliveira também se emocionou e comentou que qualquer se sentiria honrado de estar em seu lugar, apresentando aquela belíssima sinfonia. Com a mais absoluta certeza a apresentação foi um sucesso total.

O Pe. Baronto disse ainda que todas as partituras da Sinfonia foram digitalizadas, o que é mais um avanço na preservação dessa maravilhosa obra para orquestra, solista e coro, com música do compositor suíço Pierre Kaelin, criada durante o Concílio Vaticano II, em 1962 e texto de Dom Helder Camara, uma longa meditação escrita em francês, em 1979.


A TV Cultura de São Paulo filmou todo o concerto e irá exibir no dia 13 de agosto às 07h da manhã. É uma excelente oportunidade para assistir e gravar. A duração é de 1h30min.

O Pe. Baronto , em viagem recente à Itália, teve a indescritível oportunidade de estar com o papa Francisco e de lhe falar um pouco sobre o seu trabalho com os moradores de rua de São Paulo. Foi mais uma emoção que teve o privilégio de viver.

Ao final da visita, com sua simpatia e alegria de viver, animou a todos a continuar firmes da luta, seguindo os passos de Dom Helder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário