MENU

quarta-feira, 12 de julho de 2017

OUTRAS PALAVRAS: HELDER E ARNALDO – UMA CELEBRAÇÃO

Por Rejane Menezes



Tudo começou com uma ideia de Assuero Gomes: filmar a última missa do ano de 1994, concelebrada pelo então pároco, Pe. Arnaldo Cabral e por Dom Helder, além de outros concelebrantes. Seria um registro histórico de dois profetas celebrando lado a lado, dois parceiros na construção do Reino. O Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova apoiou a ideia que, no início de 1995, se transformou no vídeo que dá título a esse texto.


E, encampada a ideia, partimos para a execução. Era um começo de tarde do ano que se despedia quando as primeiras tomadas foram feitas, por Sérgio Menezes, começando pela parte de fora da igreja Matriz do Espinheiro. Em seguida, foram feitas as imagens de uma celebração que emocionava, pela alegria dos celebrantes.
Outras imagens foram acrescidas ao vídeo, como as de Olinda e Recife e as que aparecem de um lixão, feitas em João Pessoa, para um vídeo produzido anteriormente para o Pe. Geraldo Van-der-Meer, a pedido do Pe. Luís Antônio Oliveira.



Imagens que foram captadas e harmonizadas com o texto de Assuero Gomes, narrado, no vídeo, por Edelomar Barbosa – Deo.

A produção do vídeo teve momentos de grande criatividade, alegria e emoção, quando nos reuníamos para testar quem faria a narração, gravar o texto, escolher as cenas e as músicas de fundo. Foi, sem sombra de dúvida e, literalmente, um belo trabalho. Um trabalho de equipe que muito nos gratificou ao vermos o resultado.
Produzido em VHS, há muito que não ouvia falar nesse vídeo, pois, em tempos de imagens digitais, a sua exibição parecia inviável. Mas, de repente, para minha surpresa, Mírcia, esposa de Assuero, me enviou o link do vídeo, postado no youtube. Foi uma grande alegria que agora compartilho com todos vocês, para que possam ter a oportunidade de assistirem e se emocionar.




A recuperação do vídeo foi feita por David Solha, filho mais velho de Assuero e Mírcia, a quem todos nós agradecemos esse presente.

É só clicar e assistir agora ao vídeo e testemunhar a comunhão e a alegria em celebrar desses dois exemplos de vida cristã para todos nós.


CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTIR






PARA VER DIRETO NO YOUTUBE CLIQUE AQUI





Nenhum comentário:

Postar um comentário