MENU

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ATUALIDADES - A HOLANDA PERTINHO DE DOM HELDER

Katinka Coenen e o Pe. Leonardo Mouës, membros da diretoria dos lazaristas na Holanda vieram, recentemente, ao Brasil, para participar das comemorações do aniversário de 90 anos do início oficial da atuação dos padres lazaristas holandeses no nordeste e dos 50 anos da fundação da província de Fortaleza da Congregação da Missão.

Mas não queriam retornar à Holanda sem antes conhecer o “chão” de Dom Helder, ex-aluno dos lazaristas e, desde 1987, agregado à Congregação de São Vicente. Por isso estiveram também visitando o Recife, onde em anos passados, vários lazaristas holandeses viveram e trabalharam, como o nosso querido Padre João Pubben, hoje morando em sua Holanda natal.

Em sua visita ao Recife foram acompanhados pelo casal Claudete e Geraldo Frencken, fundador do grupo Dom Helder do Ceará, residente em Fortaleza. Geraldo, também holandês, da cidade de Helden, foi o intérprete deles durante a visita. E foram ciceroneados por Irmã Vanda, que os acompanhou durante todas as visitas.






A apresentação ao “chão” do Dom começou pela Casa de Frei Francisco, na quinta-feira 03 de agosto, onde foram recebidos por sua coordenadora Giselle Carvalho e pelos adolescentes com muita festa e alegria.




A visita teve também uma parada para conhecer o “chão” de Pe. João, Dois Unidos, onde também foram recebidos com muita emoção pela comunidade que teve a alegria de conviver com Pe. João, Ir. Priscila Bezerra(1968 a 1998) e, a partir da doença de Ir. Priscila, contou também com a colaboração de Irmã Vanda.



Na sexta-feira, 04, foi a vez de conhecer o outro pedaço do IDHeC: o CEDOHC e o Memorial Dom Helder Camara, onde, guiados pela historiadora do IDHeC, Lucy Pina, puderam aprender um pouco mais sobre a vida de Dom Helder, sua trajetória histórica e a casinha onde viveu até sua partida, em 27 de agosto de 1999.





A visita foi encerrada na celebração eucarística dos domingos na igreja das Fronteiras, que contou com a concelebração de Pe. Leonardo, ao lado de Pe. José Augusto.



Para contar a história dos lazaristas no nordeste Geraldo Frencken escreveu o livro “Em missão: os padres da Congregação da Missão (lazaristas) no nordeste e norte do Brasil”, que fala desde meados do século XIX. O livro fala sobre a influência destes padres nas áreas urbanas e rurais do Norte e Nordeste; na formação de futuros padres nestas duas regiões do Brasil e na promoção humana em diversos setores da vida do povo.

As pesquisas realizadas pelo autor se baseiam em vasta documentação, teses universitárias e depoimentos pessoais, orais e escritos, que mostram, para os leitores, o quanto os padres lazaristas influenciaram a cultura brasileira no século XIX.

Com certeza Katinka Coenen e o Pe. Leonardo Mouës terão muitas histórias para conversar ao voltar para a Holanda, levando para Pe. João Pubben um pouquinho desse Recife que, agradecido por sua passagem por aqui, segue sentindo saudade.

GALERIA DE FOTOS

As fotos postadas aqui foram uma colaboração de Ir. Vanda, Gersino, Comunidade de Dois Unidos. 

CASA DE FREI FRANCISCO


DOIS UNIDOS

MEMORIAL DOM HELDER CAMARA

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA


Nenhum comentário:

Postar um comentário