MENU

quinta-feira, 19 de abril de 2018

CÁTEDRA DOM HELDER CAMARA TRAZ DE VOLTA AS JORNADAS TEOLÓGICAS



No início da década de 1990 a Arquidiocese de Olinda e Recife passava por tempos difíceis, com pastorais, movimentos e serviços sendo desmontados e diversos padres afastados, em resultado á controversa administração do então arcebispo dom José Cardoso Sobrinho.

E, em agosto de 1991, em meio a esse deserto de esperança e de profecia surge um pequeno oásis, um grupo de leigos que se une para publicar um jornal que denunciasse, mas que, ao mesmo tempo, anunciasse a boa nova.  Formado por paroquianos e participantes das pastorais e serviços da então paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, nasceu o Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova, nome pelo qual era conhecida a nova matriz do bairro de Boa Viagem, que, desde 1991, publica o jornal Igreja Nova.

Em 1998 quando o jornal já circulava, inclusive, internacionalmente, não apenas sendo enviado pelos correios a outros países, mas, sobretudo através de seu site na internet, mais um passo importante foi dado na história de pioneirismo do GIN: a criação das Jornadas Teológicas.

E foi assim que, no dia 3 de agosto de 1998, foi aberta a I Jornada Teológica Dom Helder Camara, que teve como tema: IGREJA, DO VATICANO II AO 3º MILÊNIO – AVANÇO OU RETROCESSO? E a noite de abertura contou com a presença de seu grande inspirador, Dom Helder, que chegou ao auditório da FAFIRE sorridente, distribuindo abraços e alegria. 

Foram 13 jornadas, 36 palestrantes e 52 palestras, tendo a 13ª Jornada se realizado de 24 a 26 de agosto de 2010.

Mas o que é bom faz falta e precisa ser resgatado. E foi o que fez o coordenador da Cátedra Unesco/Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos, Prof. Manoel Moraes, em parceria com Instituto Humanitas-   Unicap, Idhec - Instituto Dom Helder Camara, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife e pelo Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova. 

Prof. Manoel Moraes e Antônio Carlos Aguiar - diretor-executivo do IDHeC 

As Jornadas que ajudaram a escrever a história da Arquidiocese de Olinda e Recife, trouxeram de volta as discussões teológicas que antes fervilhavam na Arquidiocese. 

E a volta das Jornadas Teológicas será na próxima segunda-feira, 23 de abril, às 18h30, no auditório que não podia ser outro: Dom Helder Camara, no térreo do bloco A da Unicap - Universidade Católica de Pernambuco.


“Tivemos o cuidado de entrar em contato com as entidades ligadas a Dom Helder para propor esta retomada das Jornadas. Nesta fase vamos difundir o pensamento do Papa Francisco”, disse o prof. Manoel Moraes. 

O tema da Jornada será A Doutrina Social da Igreja e dos Direitos Humanos e nela serão discutidos os princípios da Carta de Santa Cruz de La Sierra, que é o resultado do diálogo entre o Papa Francisco e os movimentos populares, onde, ainda segundo o prof. Manoel Moraes, "o Papa defende uma tese que ele chama de 3 T´s: Terra, Teto e Trabalho. Os pilares da sustentabilidade”

Perguntado sobre a escolha do tema da Jornada o  Prof. Manoel Moraes disse que "a ideia é estimular as pessoas a lerem e levarem seus questionamentos ”. E sobre a dinâmica do evento, uma novidade: "haverá uma inversão da lógica usual: faremos dos participantes os protagonistas do evento. A partir das provocações dos participantes o facilitador fará as suas falas".

E para ser o Facilitador dessa primeira Jornada foi convidado o monge beneditino Marcelo Barros.

E é bom já anotar em sua agenda as datas das próximas Jornadas Teológicass: 28 de maio, 24 de setembro e 22 de outubro, sempre às 18h30, no auditório Dom Helder Camara.

As Jornadas são abertas ao público, não sendo necessária inscrição prévia.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (81) 2119-4146.

Você que acredita em uma Igreja em saída e que estava sentindo falta das Jornadas Teológicas, não pode deixara de participar e divulgar o evento.



SERVIÇO

O QUE - Jornadas Teológicas Dom Helder Camara
TEMA -  A Doutrina Social da Igreja e dos Direitos Humanos
FACILITADOR - Marcelo barros
QUANDO - 23 de abril de 2018
HORA - 18h30
LOCAL - Auditório Dom Helder Camara/ UNICAP  - térreo do bloco A 
INFORMAÇÕES - fone (81) 2119-4146
ENTRADA FRANCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário